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5 Dicas para manter a saúde mental durante a pandemia do Covid-19:

Saúde, beleza e bem-estar

1- Cuido com o excesso de informações:

  • Evite informações sensacionalistas e fontes não confiáveis, essas por sí só conseguem tirar a nossa paz.
  • Esteja em dias com seu sono.
    Ter uma rotina antes do horário de dormir o ajuda a ter uma boa noite de sono, assim você acorda no outro dia com mais disposição para suas atividades e com sistema imunológico fortalecido.

3- Tenha uma rotina:
Apesar de muitas das nossas atividades normais terem sido suspensas, você ainda pode estabelecer uma rotina de atividades dentro de casa, faça coisas que antes tinha vontade de fazer mas não tinha tempo.

4- Pratique exercícios físicos:
As atividades físicas contribuem positivamente para a sua qualidade de vida, agindo para seu bem está, reduzindo a ansiedade e o estresse. Procure vídeo aulas no youtube de exercícios que você pode fazer com o que tem em casa.

5- Estratégia A.C.A.L.M.E.-S.E.
Essa estratégia foi crianda pelo psicólogo e pesquisador Bernard Rangé. E pode ser muito importante em um momento de ansiedade mais intensa, como nos ataques de pânico. 
Caso passe por um episódio desses, exercite:

Aceite as sensações geradas pela ansiedade. Apesar de parecer estranho, aceite-as como algo inesperado e desconhecido, mas que passará. Não lute contra os sintomas, isso só faz com que eles se prolonguem e aumentem o seu desconforto. Deixe que os sintomas fluam até diminuírem;

Contemple o ambiente ao seu redor. Como um observador, descreva objetos, pessoas, foque sua atenção no ambiente externo e deixe que seu corpo lide com a ansiedade, sem julgamentos;

Aja apesar da ansiedade. Continue o que estava fazendo antes dela surgir; se for preciso, desacelere, mas siga. Não tente fugir, isso pode levar à redução da ansiedade, mas também ao aumento do medo;

Libere o ar dos pulmões. Respire devagar, inspire pelo nariz contando mentalmente até três, leve o ar ao abdômen, segure o ar por mais três segundos e solte o ar lentamente pela boca contando até seis. Siga esse processo até encontrar o ritmo ideal para sua respiração;

Mantenha o roteiro anterior (aceitar, contemplar, agir e respirar) até que a ansiedade atinja um nível mais confortável para você;

Examine seus pensamentos. É comum pensamentos catastróficos surgirem. Observe seu diálogo interno e verifique racionalmente se seus pensamentos são possíveis de acontecer ou não. Lembre-se de que a crise de ansiedade é extremamente desagradável, mas ela passa e não coloca sua vida em risco;

Sorria, você conseguiu passar pela crise. Com seus próprios recursos, conseguiu lidar com a ansiedade e poderá retornar a essa sequência quando necessário;

Espere o futuro com aceitação. Deixe de lado a ideia de viver livre da ansiedade, ela faz parte de todas as pessoas, e é útil à sua sobrevivência. Aprenda a conviver com ela e a utilizar os recursos necessários quando a crise estiver mais intensa.

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